parceiros:







info@fotoadrenalina.com | +351.916 222 009 | +351.916 222 029





programa
condições e custos
reserva
imprimir
  5 a 9 julho - últimos lugares!

A nossa proposta
Arles é uma cidade única que combina o passado romano glorioso com registos de modernidade. Mas o que torna Arles uma cidade especial é ser o lugar onde se realiza o festival mais antigo do mundo dedicado à fotografia.

Exposições individuais e coletivas acontecem em igrejas, galerias grandes hangares, pequenos ateliers, jardins, paredes e muros e até em casas particulares. Para além da oportunidade de conhecermos o que de mais importante está a acontecer na fotografia mundial, pode-se apreciar inspiradoras formas expositivas.

Uma feira do livro especializada, onde se pode assistir a lançamentos de obras de reputados fotógrafos, colóquios, debates e sessões temáticas tornam este festival num evento único no mundo da fotografia.

Selecionaremos as principais realizações/exposições do festival de fotografia paralelo que acontece há 20 anos também em Arles, “Les Voies Off”.

Para além de todas estas propostas, Arles apresenta excelentes oportunidades para os amantes da street photography.

Na véspera do nosso regresso assistiremos a um dos momentos altos do festival: a grande festa que reúne artistas, curadores e o público que não dispensa as novidades e a alegria da primeira semana do festival.

 

O que propomos, o que disponibilizamos nesta ida ao sul de França:

1 – dar informações e conduzir os participantes a conhecer os registos históricos mais marcantes da cidade

2 – apresentar o programa do festival selecionando os momentos/eventos mais marcantes

3 – apresentar os itinerários diários organizados de forma a otimizar o tempo da nossa estadia de tal modo que 4 dias pareçam pelo menos 15 dias!

4 – proporcionar situações de registo de street photography

5 – apoiar os participantes na sua prática fotográfica a partir do dispositivo que têm

6 – desenvolver com os interessados técnicas de registo fotográfico associados à escrita

7 – analisar e refletir sobre a expressões fotográficas alternativas bem como as formas e modos expositivos dos trabalhos

8 – organização no MIRA FORUM de uma tertúlia em que colocaremos em comum as nossas experiências individuais e coletivas associadas à projeção de fotografias da autoria dos membros do grupo.

9 - Para saber mais sobre:

Festival “Les Rencontres de la Photographie Arles 2016

Festival Les Voies Off


Encontre todas as informações sobre o Maior Festival de Fotografia da Europa em:

Les rencontres d'Arles


Destinatários

Esta experiência fotográfica destina-se a todos que gostam de fazer fotografia e viajar. O conhecimento fotográfico e o tipo de câmara que utiliza não são importantes, preferimos valorizar o olhar de cada um sobre o destino e que se interessem pelo enriquecimento cultural.

Técnica fotográfica abordada

Paisagem urbana e Fotografia de rua. 


Material fotográfico aconselhado

Tratando‐se de uma experiência fotográfica, até um simples telemóvel poderá ser utilizado para registar as suas imagens. De qualquer modo, recomenda‐se a utilização de uma câmara reflex, objectiva grande angular e teleobjectiva. Como material opcional, considere ainda a utilização de um tripé, cabo disparador e filtros de densidade neutra.

 
programa.jpg


Do 1º ao 5º dia:
Portugal / Marselha


No centro histórico de Arles, Património Mundial da Humanidade desde 1981, há muito que ver e fotografar: o grande anfiteatro de Arles da época romana (onde se realizam festas e projeções no âmbito dos encontros), os Claustros de S. Trophismus, o obelisco de Arles, etc. Mas serão as margens do rio Rhône, as ruas e as praças cheias de esplanadas e de movimento que mais motivarão o desejo de fotografar.

A partir do programa dos encontros, programaremos os nossos dias integrando a visita às exposições e a participação em colóquios e debates ao mesmo tempo que desenvolveremos a nossa prática fotográfica. Aproveitaremos também as sessões de lançamento de livros para folhearmos e talvez comprarmos edições dedicadas à fotografia e quem sabe, recolher um autógrafo de um fotógrafo famoso.

 

Nas noites quentes de Julho, sabe bem participar nas festas, concertos, projecções e performances que decorrem um pouco por todo o lado. Imperdíveis são as sessões no grande anfiteatro romano que tem como tecto o céu estrelado do verão mediterrânico.


Marselha /Portugal


© 2009 Fotoadrenalina | optimizado para 1024 x 768 | Fotoadrenalina é uma marca registada