parceiros:







info@fotoadrenalina.com | +351.916 222 009 | +351.916 222 029





programa
condições e custos
reserva
imprimir
  12 a 20 agosto- esgotado!

A nossa proposta

Nova York deve ser a cidade do mundo que mais fascínio provoca muito por via dos filmes, dos livros e das séries na TV cujas ações acontecem na cidade assim como das músicas que lhe são dedicadas.

A diversidade da população é uma das imagens que mais rapidamente se apreende sendo difícil encontrar em qualquer outro lugar um “catálogo” humano tão diverso. Cruzamo-nos com gentes vindas de todo o mundo que trabalham na cidade. Assim, em meia dúzia de metros é possível ouvirmos diferentes idiomas e, por isso, o nome de Babel aparece tantas vezes associado a NY. Os turistas acentuam esta característica e, assim NY fascina os amantes da street photo.

A arquitetura dos grandes edifícios e das casas de bairro, os arranha-céus e as pontes fazem parte da iconografia da cidade que por todas as razões é considerada uma cidade muito fotogénica.

Em Nova Iorque a descarga de adrenalina  vem sobretudo da vontade de fotografar tudo, de gerir baterias e cartões de memória … Aproveitaremos o tempo e as energias para  absorver a realidade nova iorquinas. Aqui, a realidade não é exótica, é diferente!


Esta experiência fotográfica é com os fotógrafos convidados Manuela Matos Monteiro e João Lafuente


Spots fotográficos

. Empire State Building

. Guggenheim Museum

. MOMA (Museum of Modern Art)

. Brooklyn Bridge

. St. Patrick Cathedral e St. Thomas

. Battery Park

. Rockefeller Center

. Chrysler Building

. Greenwich Village

. International Center of Photography

. Central Station

. High Line

. Wall Street

. Chelsea (mercado e porto)

. City Hall

. Chinatown

. Little Italy

. Staten Island

. Times Square

. Coney Island

. Public Library

. South Street Seaport


São muitas as ressonâncias e memórias desta experiência fotográfica que nos remete para os filmes tão diferentes como Manhattan ou Annie Hall  de Woody Allen, o Homem Aranha de ... O rei-pescador de ... ou A janela indiscreta  de Alfred Hitchcock ou recordar Audrey Hepburn no Breakfast at Tiffany. De repente os filmes tornam-se realidade nas ruas de NYC!


Técnica fotográfica abordada
Paisagem Urbana e Street Photography (fotografia de rua) e tantas outras sub-categorias da fotografia.


Material fotográfico aconselhado

Tratando‐se de uma experiência em que a fotgrafia tem o papel central, até um simples telemóvel poderá ser utilizado para registar as suas imagens. Em qualquer dos casos recomenda‐se a utilização de uma câmara reflex, objectiva grande angular e teleobjectiva. Chamamos a atenção para aqulees que gostam de usar tripé: só o podem transportar na mala de porão e não é permitida a utilização no interior dos edificios públicos. Como passamos o dia fora do hotel e há poucas oportunidades de carregar baterias e smartphones, sugerimos que levem baterias extras e carregadores.

Atendendo a que as tomadas nos EUA têm uma configuração especial, devem levar um adaptador. Aconselha-se que levem extensões para poderem carregar vários dispositivos ao mesmo tempo.


Destinatários

Esta experiência fotográfica destina-se a todos que gostam de viajar, conhecer mundos diferentes e fazer fotografia. O conhecimento fotográfico e o tipo de câmara que utilizem não são importantes porque preferimos valorizar o olhar de cada um sobre o destino da viagem e que se interessem pelo enriquecimento cultural.

Os fotógrafos que vos acompanham estão sempre disponíveis a tornar a vossa experiência fotográfica mais apurada e competente!


programa.jpg


Dia 1:
Portugal / EUA
Voo até Nova Iorque

Dia 2:

No primeiro dia de estadia vamos para onde os nova iorquinos vão ao domingo!

Começamos a nossa descoberta de NY por um dos seus mais preciosos espaços: o Central Park. Ao domingo, os acessos que atravessam o parque estão fechados ao trânsito e os nova iorquinos aproveitam o dia para fazer jogging, andar de bicicleta, de patins e de barco, fazer piqueniques, passear os cães, observar pássaros, assistir a concertos de todo o tipo de música... Simbolicamente, começaremos a exploração do parque pela entrada de Strawberry Fields, precisamente em frente à casa onde viveu John Lennon. A combinação dos espaços naturais abertos e dos seus frequentadores proporcionam oportunidades fotográficas únicas.

O Museu Guggenheim fica numa das saídas do Central Park, é uma imagem de marca da cidade. O extraordinário edifício de Frank Lloyd Wright justifica uma visita independentemente das exposições que acolhe.

A seguir vamos para a praia, para Coney Island!!!!

Para chegarmos a Coney Island, que fica em Brooklyn, teremos de fazer uma longa viagem de metro. Mas vale a pena! Vamos ver a praia, a sua longa marginal e um grande parque de diversões, o Luna Park. Sugerimos que se provem os mais famosos cachorros quentes de NY, no Nathan’s mesmo em frente ao mar ou experimentaremos num dos bares asinhas de frango e shrimps!.


Dia 3:

Começaremos o dia em Union Square Park, talvez o mais famoso “parque de bolso” de NY onde se realiza um mercado de frescos muito concorrido e visitaremos a livraria Barnes & Nobles Passaremos pelo Flatiron Building, um inquietante arranha céus a lembrar um ferro de engomar ou, para os mais gulosos, uma fatia fina de um bolo.

Rumaremos depois para o MOMA - Museu de Arte Moderna. Sujeito a dispendiosas obras de renovação, este museu apresenta exposições temporárias de arte contemporânea e obras de autores como Van Gogh, Picasso, Cézanne ... O jardim das estátuas e a arquitetura interior são excelentes motivos fotográficos.


Dia 4:

Começamos o dia na Grand Central Terminal, a famosa estação de comboios considerada uma joia da arquitetura.  E o primeiro sentimento que nos assalta é a familiaridade por tantas cenas de tantos filmes acontecerem no grande hall onde milhares de pessoas se cruzam diariamente. Aproveitando a vizinhança, apreciaremos o edifício Chrysler, o mais elegante arranha céus da cidade e um dos mais fascinantes exemplares de Arte Nova. De seguida, visitaremos o Metropolitan Museum of Art (MMT), o maior museu norte americano onde encontraremos manifestações artísticas de todo o mundo. Seguiremos a pé para o MET –Breuer, uma extensão do MMT inaugurada em março de 2016, explorando as exposições temporárias mais marcantes

Mal a noite aconteça, dirigimo-nos para Times Square para reencontrar as imagens dos neons gigantes tão familiares por via dos filmes e reportagens na TV. Sugerimos uma bebida no bar do hotel Marriott - The View. Este bar/restaurante giratório dá uma panorâmica sobre a cidade iluminada proporcionando sugestivas oportunidades fotográficas e o desfrutar de um ambiente muito particular.


Dia 5:

Iniciaremos o dia na 5ª avenida para visitar a catedral de St. Patrick, um monumento em estilo gótico em que domina o mármore branco. É a maior igreja católica dos EUA onde cabem 2 200 pessoas. A curta distância, vale a pena entrar na igreja de St Thomas que apresenta elementos com interesse fotográfico.

Na outra banda da 5ª avenida, encontra-se o Rockfeller Center um complexo de edifícios de Arte Nova que merece ser apreciado, designadamente os seus átrios interiores onde dominam grandes murais. Para além das lojas de grandes marcas, passaremos pelo Radio City Music Hall.

Passaremos pela Public Library (Biblioteca Pública) onde a riqueza da arquitetura disputa com o magnífico conteúdo.

Em seguida, rumamos para High Line, uma das mais recentes atrações de NYC. É uma linha de comboio desativada que foi transformada numa zona pedonal por pressão dos nova iorquinos que recusaram mais edifícios no lugar. No nosso percurso a pé visitaremos o Chelsea Market com pequenas lojas de artesanato urbano, produtos gourmet, arte, etc.

Greenwich Village é das zonas mais carismáticas de NY. Devido às características do solo, não se construíram arranha céus e, por isso, domina uma arquitetura de baixa altura, de fachadas em tijolo vermelho. Passaremos por Washington Square, pelas pequenas lojas, clubes de jazz e bares, imagens de marca desta zona onde viveram pintores e escritores como Edward Hopper, Mark Twain, Pollock ... A noite acabará bem num clube de jazz!


Dia 6:

Sairemos bem cedo do hotel para aproveitarmos uma boa luz no histórico Empire State Building. e fotografar a cidade a partir do 86ª andar. Se o dia estiver claro, veremos no horizonte Queens, Brooklyn, Ellis Island ... A perspetiva das ruas, dos telhados e das grandes massas dos arranha céus  constituem talvez os elementos mais motivadores para a fotografia.

Em seguida, partimos em direção a Canal Street/Chinatown, uma das maiores comunidades chinesas fora da China. Para além dos mercados de frescos que os chineses não dispensam, veremos templos, lojas com produtos para a comunidade chinesa e um mundo de artigos de contrafação em muitos casos boas imitações bem como materiais de eletrónica.  Depois do almoço, iremos até a Wall Street, afinal uma pequena rua que é um dos maiores centros financeiros do mundo. Pode ser que uma manifestação ou protesto anime o lugar!  O Ground Zero, ocupando o lugar das torres gémeas do World Trade Center, é um impressionante monumento, silencioso e forte.

Exploraremos a zona muito marcada por um intenso comércio com algumas interessantes oportunidades.


Dia 7:

De manhã partimos para Staten Island num ferry ... gratuito! A ideia desta deslocação justifica-se pelas vistas da cidade que se usufrui durante as viagens de ida e volta. Passaremos ao largo da Estátua da Liberdade. De regresso, desfrutaremos do ambiente do Battery Park.

Seguimos em direção ao South Street Seaport é uma zona histórica com edifícios que remetem para o século XVII. Poderemos apreciar uma excelente panorâmica sobre Brooklyn no porto Pier 17. É também uma oportunidade para, quem quiser, ver as variadas lojas do complexo.

Precisamos de cerca de 30 minutos para atravessar a pé a ponte de Brooklyn, mas atendendo às vistas que propicia, a travessia demorará bastante mais tempo. Usaremos a faixa dedicada a peões e ciclistas e as pessoas com quem nos cruzaremos serão também objeto de interesse fotográfico. Já em Brooklyn, teremos uma das mais tocantes vistas de Manhattan a remeter para filmes como Annie Hall e Manhattan de Woody Allen, entre muitos outros. Assistiremos ao anoitecer projetado nos arranha- céus e no rio Hudson e ao aparecer progressivo das luzes. Jantaremos numa pizzaria sob a ponte de Brooklyn e, antes de voltarmos para Manhattan, retomaremos takes fotográficos da big apple em versão noturna. 


Dia 8:

Como o nosso voo só sai ao fim da tarde, aproveitaremos a manhã para visitarmos um mercado das pulgas.

NY /Portugal
Voo para Portugal


Nova iorquinos

As ruas de NY valem por tudo: arquitetura, trânsito, publicidade, comércios locais, mercados... mas valem sobretudo pelos novaiorquinos. Espreitem aqui alguns exemplares!

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3806593252242.166074.1499758564&type=3

 

Onde ficamos
Manhattan é enorme e NY ainda é maior! O local onde ficamos é muito importante nesta cidade e, por isso, selecionámos um hotel na zona de Times Square (o pequeno almoço, como acontece nos hóteis americanos, não está incluído). Aqui, estamos no centro da cidade, objeto de grandes oportunidades fotográficas a qualquer hora do dia e, sobretudo, da noite. A zona é segura e muito cosmopolita.
 
O custo de vida
A cidade é cara mas procuraremos encontrar as soluções mais económicas para as refeições. Sugerimos às vezes almoçar no relvado de parques e jardins, refeições que podemos comprar nos supermercados e, deste modo, também convivermos com tantos nova iorquinos que optam por esta solução.
Apesar de NY ser uma das cidades mais amigáveis para se andar a pé, usaremos para as deslocações mais longas o metro (passe está incluído).
 
Preparação da viagem
Antes da partida, forneceremos todo um conjunto de elementos que ajudarão a antecipar o prazer da viagem: filmes, livros, textos, informações sobre variados aspetos da cidade. Forneceremos fichas informativas dos lugares que iremos visitar para se desfrutar ainda mais do que a cidade tem para nos oferecer.


© 2009 Fotoadrenalina | optimizado para 1024 x 768 | Fotoadrenalina é uma marca registada